terça-feira, 27 de novembro de 2007

A EXPOSIÇÃO E O BLOG "RETALHOS DO MODERNISMO"

Painel Principal (Abertura) da Exposição Retalhos do Modernismo

Retalhos do Modernismo é uma exposição didática sobre a Primeira Fase do Movimento Modernista no Brasil, principalmente sobre Semana de Arte Moderna de 22, evento realizado no Teatro Municipal de São Paulo - em fevereiro de 1922.

O objetivo principal da Exposição é mostrar detalhes sobre a Semana de 22 e sobre o Modernismo, sua história, seus personagens principais, as obras, os estudos que foram gerados após a efetivação do Modernismo no Brasil e as consequências da realização da Semana de 22.

Público Alvo: Estudantes e interessados na literatura nacional.

O Acervo da Exposição foi montado de forma lenta e planejada, possibilitando a inclusão de qualquer material pertinente ao assunto pauta. São mais de 1.500 livros (romances, poesias, contos, etc.) dos literatos principais que participaram da Semana de 22 e de outros que foram importantes para o Modernismo Brasileiro (Mário e Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida, Menotti del Picchia, Manuel Bandeira, Raul Bopp, Cassiano Ricardo, Sérgio Milliet, Patrícia Galvão, Paulo Duarte, como também: Lima Barreto, Alcântara Machado, Ronald de Carvalho, etc). 

Estarão também inseridos na temática os artistas plásticos principais, no módulo intitulado "Artes Plásticas", com mais de 500 gravuras das obras de: Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Brecheret, Segall, Zina Aita, Flávio de Carvalho, Guignard, Rego Monteiro, Gomide, etc

No acervo do módulo "Biblioteca", mais de 3 mil páginas de estudos, reportagens, notícia, ensaios, teses e textos diversos sobre o Modernismo, de diversos autores, tais como: Telê Ancona, Mário da Silva Brito, Aracy Amaral, Marta Rossetti Batista, Paulo Duarte, Aracy Amaral, Marcos Antonio de Moraes, Marta Rossetti Batista, Cláudia Valladão de Mattos, Moacir Werneck de Castro, Francisco Alambert, etc.

Ainda no Acervo da Exposição, desenhos a nanquim em painéis de 80 x 120 cm, de autoria do autor da Exposição, Luiz de Almeida, dividem os temas. No Módulo "Artes", outros desenhos e latonagem do autor da Exposição, cuja temática é a "leitura" e a "releitura" particular sobre os artistas plásticos da Semana de 22.

Assim, o Blog RETALHOS DO MODERNISMO foi criado para exposição dos temas sobre a Semana de 22, seus principais Personagens e a Primeira Fase do Modernismo no Brasil.

Proprietário: Luiz de Almeida (Piraju - São Paulo)

Um comentário:

  1. Parabens,voc� merece por tanto
    tempo de pesquisas,noites sem dormir...Acredite..Valeu a pena!!!
    Esta perfeito!!!
    bjus
    Any

    ResponderExcluir