domingo, 21 de novembro de 2010

MODERNISMO BRASILEIRO EM TERRAS FRANCESAS

BOIS BRÉSIL & CIE:
O NOVO BLOG DIVULGADOR
DO MODERNISMO BRASILEIRO
EM TERRAS FRANCESAS.
Luiz de Almeida


(Montagem especial para o texto)
Com satisfação e alegria anuncio o nascimento de um novo Blog sobre o Modernismo Brasileiro, em solo Francês, denominado “BOIS BRÉSIL & CIE” (o link está no final deste texto), com parentesco bem próximo do RETALHOS DO MODERNISMO. O objetivo principal do Blog “BOIS BRÉSIL & CIE” é divulgar as “atualidades” do Modernismo Brasileiro em França, a Poesia Brasileira, tornando-se um ponto de referência para os Franceses que se interessam pela Literatura.
O novo Blog traz na página de rosto a bandeira símbolo do Pau-Brasil, desenhada por Tarsila do Amaral para a capa da primeira edição do livro de Oswald de Andrade.
(Foto Divulgação)
O autor do Blog “BOIS BRÉSIL & CIE”, sob o pseudônimo de “O Pau-brasileiro”, já postou várias matérias sobre os mais recentes livros de autores Brasileiros editados em França, alguns divulgados no Brasil pelo RETALHOS DO MODERNISMO, com muito orgulho, “em primeira mão”.

É importante para nós, amantes da Literatura Nacional, sabermos que em Terras Francesas existe um pesquisador e amante da nossa Literatura, procurando de forma peculiar e profissional, divulgar autores Brasileiros, tais como: Oswald de Andrade, Sérgio Milliet, Luís Aranha, Tácito de Almeida, Haroldo de Campos, Mário de Andrade, Bandeira e outros.
A importância torna-se mais significativa ao analisarmos que autores Brasileiros, tais como: Luís Aranha e Tácito de Almeida (este, irmão de Guilherme de Almeida), são desconhecidos por grande parte do público leitor brasileiro (cujas obras são até negligenciadas por parte substancial dos adeptos da Literatura Brasileira), são lidos, pesquisados e editados em Terras Francesas. Digo isso, pois quando postei Tácito de Almeida :
(http://literalmeida.blogspot.com/2008/01/tcito-de-almeida-0-o-modersnista.html) e Luís Aranha
(http://literalmeida.blogspot.com/2009/03/luis-aranha-poeta-modernista-bissexto.html) aqui no RETALHOS, recebi muitas correspondências solicitando mais informações a respeito dos dois Poetas. Para o Blog RETALHOS DO MODERNISMO foi importante, pois atingiu um dos seus objetivos primeiros, a divulgação (mesmo com simplicidade), de autores Brasileiros que deram sua colaboração para o enriquecimento da nossa Literatura - não podendo deixar de mencionar a postagem sobre o maravilhoso Poeta carioca “Dante Milano” (http://literalmeida.blogspot.com/2010/06/relatando-o-poeta-dante-milano.html), que do Blog RETALHOS DO MODERNISMO, com muito orgulho, foi postada na pág. 06, edição de outubro pp., da “REVISTA eisFluências”, em matéria organizada por Marco Bastos. Mário e Oswald de Andrade, Bandeira e Haroldo de Campos, por exemplo, são mais populares aqui no Brasil, comparando-os com Tácito de Almeida e Luís Aranha – podendo também afirmar o mesmo em relação a Sérgio Milliet, um dos nossos literatos mais importantes, lido por poucos e divulgado por pouquíssimos - (infelizmente...).

Exatamente por todos os motivos expostos e outros mais importantes e significativos que ainda virão com as futuras postagens no “BOIS BRÉSIL & CIE”, trago para os meus diletos amigos “Seguidores” e aos ilustres visitantes do RETALHOS DO MODERNISMO: “esta importante notícia”.

Para encerrar, solicito aos “Amigos Seguidores” do RETALHOS DO MODERNISMO, como também para todos os que nos dão a honra da visita, conhecerem e, caso decidam, sejam também “Seguidores” do: "Bois Brésil & Cie" - http://www.boisbresilcie.com/ , afinal: “É a Bandeira Nacional Pau-Brasil tremulando em Terras Francesas”.

Nota: Para os que não dominam a língua Francesa: não esqueçam de acionar o tradutor na barra de ferramentas.

2 comentários:

  1. Agradeço Luiz de Almeida pela gentileza, anunciando o novo blog de que sou responsavel.
    Claro que este blog, bem modesto no conteudo (e que não pretende conseguir a matéria numerosa do Retalho do Modernismo), se dirige principalmente aos leitores de lingua francesa. So que nos links ("Ressources") tera também coisas para os brasileiros (por exemplo o novo site sobre Mario de Andrade, pela equipe do IEB). Também tentarei dar noticia dos mais novos livros sobre o Modernismo nas livrarias do Brasil. Em alguns casos, postarei textos em versão bilingue, quando a informação me parecera ser de interesse para os dois lados. No caso contrario, a tradução automatica é bem fraca...
    De qualquer maneira, serei feliz saber que o blog recebe também visitas da parte brasileira.
    Um abraço, A.

    ResponderExcluir
  2. Me esqueci de uma coisa : nesses dias de experimentação, achei melhor reformar o endereço do blog ; o http://boisbresilcie.blogspot.com ficara funcionando com redireção automatica, mas ja lhe convido para pedir diretamente : www.boisbresilcie.com (aqui tudo funciona, inclusive as ferramentas para compartilhar e ser membro "seguidor"...).
    Abraço.

    ResponderExcluir